quarta-feira, 27 de abril de 2011

Visita dos Irmão do GOCE

Da esquerda para direita: Ir.'. Delfino - Soberano Grão-Mestre Adjunto do GOCE, Ir.'. Rafael Martins - Ven.'.M.'. da Arquitetos da Paz; Ir.'. Maurício - Ven.'.M.'. da Vigário Bartolomeu Fagundes e Ir.'. Erivaldo - Ven.'.M.'. da Humberto Taumaturgo Dias (Reriutaba).

Nesta última terça, 26/04/2011 da E.'.V.'. a Arquitetos da Paz recebeu a visita de duas loja do Grande Oriente do Ceará (GOCE), Humberto Taumaturgo Dias do Oriente de Reriutaba e a Loja Vigário Bartolomeu Fagundes de Ipu, juntamente com o Soberano Grão-Mestre Adjunto do GOCE, Ir.'. Delfino.
O Ven.'.M.'. Rafael Martins, da Arquitetos da Paz, realizou uma palestra a respeito do mártir da Inconfidência Mineira e Maçom, Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes. Já o Ven.'.M.'. da Vigário Bartolomeu Fagundes - Ir.'. Maurício, leu um texto de sua autoria enaltecendo que a união entre os maçons, independente de potência maçônica, é importante para o crescimento da maçonaria como um todo. Ao final da reunião, ficou acertado uma visita na última terça de feira de cada mês entre as duas Lojas do Ipu.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa!


A Páscoa é uma festa comemorada pelos Judeus para celebrar o fim da escravidão pelos egípcios. Já os Cristãos celebram a ressurreição de Cristo. O que poucos sabem é que, como várias outras datas festivas da Cristandade, a Páscoa era comemorada pelos povos Pagãos para celebrar o fim do inverno e o início da época de fartura nas plantações (Equinócio de Primavera). 
Esta celebração Pagã também marca um dos maiores símbolos da Páscoa moderna - o Ovo de Chocolate. O ovo, simbolizando a fertilidade e o renascimento, era enterrado nas plantações para que a colheita fosse farta. Outros povos, como os Gregos, também utilizaram o ovo com essa "intenção". A tradição do ovo de chocolate começou na França, onde artesãos esvaziavam ovos e os enchiam de chocolate, decorando sua casca com belas pinturas.
O Venerável Mestre da Arquitetos da Paz deseja a todos, Irmãos, Cunhadas e sobrinhos, uma feliz Páscoa!

Visita da Loja Luz da Ibiapaba - São Benedito






Inicio esta postagem pedindo desculpas aos seguidores de nosso blog pela demora em atualizar as postagens, mas vário motivos nos levaram a isso, mas procuraremos atualizá-lo semanalmente, como de costumo.
No dia 15/03/2011 a Loja Arquitetos da Paz recebeu a comitiva da Loja Luz da Ibiapaba, de São Benedito, juntamente com o Delegado do Grão-Mestre para o 1o Distrito, José Rodrigues. Nesta ocasião, o Ir.'. Marcos Aurélio - M.'.I.'. realizou uma palestra sobre um tema muito citado, porém pouco explicado, A Escada de Jacob, palestra essa realizada com maestria. Após a reunião, os IIr.'. se confraternizaram em um Ágape Fraternal na churrascaria do Posto São Pedro.