domingo, 23 de junho de 2013

Pré Festa de São João

Neste último sábado, 22 de junho de 2013, o Venerável Mestre reuniu— se com os IIr.'. Rafael, Timbó, Bruno Farias e Hélio a fim de ornamentarem o pátio da Loja para a Festa de São João, que ocorreria à noite. Além de instalarem nova iluminação externa, os IIr fizeram de tudo, penduraram bandeirinhas e até fizeram poda das árvores, no intuito de melhor receber as cunhadas e sobrinhos nos festejos à noite.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Origem das Fogueiras de São João


As festas juninas, em homenagem aos santos populares São João, Santo Antônio e São Pedro são bastante tradicionais no Brasil, principalmente na região nordeste. E, com elas, o acendimento de fogueiras em homenagem a esses santos. Porém, o que poucos sabem, é que essa tradição nem é brasileira, nem muito menos uma tradição católica. Na Europa Medieval, durante a passagem do Solstício de Verão (no hemisfério norte) era celebrada  uma festa pagã com acendimento de fogueiras para celebrar o início do verão (esta festa acontecia em 24 de junho) e, devido a importância dessa festa, que ocorria na mesma época da data de canonização de São João Batista, a Igreja Católica a colocou em seu calendário como uma festa em Homenagem ao Santo. Como justificativa, criou-se uma lenda que Isabel, mãe de São João Batista, acenderia uma fogueira a fim de avisar Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu rebento.
O que, aos olhos de um maçom, se torna bastante curioso, é a "coincidência" da data do Santo Padroeiro da Maçonaria (São João Batista) ser na exata época do acontecimento do Solstício (no caso do Brasil, país do hemisfério Sul, solstício de inverno)...

#Rafael Martins Ramos M.'.I.'.#